top of page
lia flauta.jpeg

Lia Viégas Mariz de Oliveira Pelizzon

     Formada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com mestrado em Música na linha de pesquisa Educação Musical da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), onde atualmente cursa Doutorado em Música.

     Estudou, desde os 5 anos de idade na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA), em São Paulo, onde pôde iniciar seus estudos com as Artes. Dentro das quatro linguagens artísticas, a Música foi a que mais lhe despertou o interesse. Estudou flauta doce com professores como Aurélia Rodrigues (EMIA), Claudia Freixedas (EMIA) e Alexandre Pimenta (Centro de Estudos Musicais Tom Jobim - atual Escola de Música do Estado de São Paulo - EMESP). Participou do Coral e da Orquestra Infanto-Juvenil da EMIA dos 8 aos 17 anos, sob coordenação do maestro Geraldo Olivieri e coordenação dos professores Cláudia Freixedas, Nado Garcia e Júlio Maluf.

     Aos em 2006, aos 13 anos, participou do XXI Festival Suzuki de Música em Lima, no Peru, atuando como flautista doce representante do Brasil. No mesmo ano foi selecionada para estudar no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, onde permaneceu por mais 3 anos.

     Em 2011 se mudou para Pelotas para continuar seus estudos na universidade, onde estudou flauta transversal com o professor Raul D'Ávila. Cursou licenciatura em Música, participando de projetos de extensão universitária e de pesquisa. No Programa Doce Flauta de Pelotas, ministrou aulas de flauta doce para crianças da comunidade e participou de recitais didáticos em escolas, lares de idosos e no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case). No Projeto de Extensão Oficina de Repertório Musical para Professores, ministrou oficinas de formação continuada para professores unidocentes atuantes na rede pública do município de Pelotas/RS, oficinas itinerantes em municípios da região e em eventos científicos. Ganhou prêmio de Melhor Minicurso do 31º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), em Florianópolis/SC no ano de 2013.

     Desde 2012 é professora particular de flauta doce e flauta tranversal, trabalhando com crianças, jovens e adultos. Já ministrou oficinas de teoria musical para músicos. Trabalha com musicalização infantil desde 2014.

     Participou do Programa de Extensão em Percussão da UFPel (PEPEU), entre 2013 e 2015, realizando ações em prol da percussão e da cultura musical local na cidade. No ano de 2014 participou do VI Encontro Latinoamericano de Percussão em Uberlândia/MG no recital de fechamento do evento.

     Em 2015, foi selecionada para bolsa de intercâmbio acadêmico internacional no programa BRACOL (Brasil-Colômbia) da UFPel. Cursou um semestre do curso de Arte, Folclor y Cultura na Universidad Popular del Cesar, na cidade de Valledupar. Realizou pesquisa sobre a educação musical dos meninos do Vallenato, um ritmo tradicional da região, a qual foi apresentada no Congresso de Iniciação Científica da UFPel em 2015.

     Em 2016, já graduada, se mudou para Florianópolis/SC, e realizou o mestrado em Música com pesquisa focalizando a criatividade na educação musical, tema que segue pesquisando no doutorado. Desde então, atua como professora de música em escolas básicas, se especializando em musicalização de crianças através da abordagem da aprendizagem musical criativa.

bottom of page